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Trecho da capa do livro de Christovam de Camargo

*Este texto foi publicado originalmente em 23 dezembro 2023

Nos anos 1930, 💻 uma figura chamava a atenção em jornais brasileiros da época no período natalino: o Vovô Índio.

Era uma figura que foi 💻 alvo de grandes esforços para se popularizar e destronar o Papai Noel nos corações das crianças ávidas por brinquedos.

"Vovô Índio 💻 e as crianças" foi chamada de capa do jornal O Globo em 24 de dezembro de 1932, com o registro 💻 de que a figura havia sido a responsável pela entrega de presentes em uma escola municipal carioca.

O mesmo jornal, em 💻 28 de novembro, havia publicado um verdadeiro manifesto em defesa do Vovô Índio — sob o título "Vamos fazer um 💻 Natal brasileiro?" — e, em 20 de dezembro, uma declaração de guerra ao bom velhinho — "Pela deposição de Papai 💻 Noel" era o nome do texto.

Na capital paulista, os ânimos não eram diferentes. Em 1935, conforme noticiou O Estado de 💻 S. Paulo, foi o Vovô Índio quem levou presentes a órfãos paulistanos em ação promovida pela Força Pública — instituição 💻 antecessora da atual Polícia Militar.

Nos anos 1930 houve ainda um concurso nacional para escolher a imagem que melhor representasse o 💻 personagem. E, em 1939, uma peça infantil em cartaz no Rio promoveu o inusitado encontro do Papai Noel com o 💻 Vovó Índio.

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Presidente do Brasil de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954, 💻 Getúlio Vargas (1882-1954) nutria simpatia pela figura, atestam pesquisadores.

Há diversas histórias de que ele pessoalmente tenha se empenhado em transformar 💻 o Vovó Índio em símbolo do Natal brasileiro — mas, diante da falta de comprovação documental, se confundem os limites 💻 entre o que realmente era engajamento do político populista e o que se tornou causo folclórico.

"Vargas tinha o compromisso de 💻 nacionalizar o país, criar um Estado nacional, criar uma estrutura nacional. Nesse esforço, ele reforçou a imagem de Tiradentes, por 💻 exemplo. E trouxe a ideia do Vovó Índio, deu apoio para difundi-la", explica o historiador e sociólogo Wesley Espinosa Santana, 💻 professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

"Mas não pegou na população."

Com contornos de lenda e sem constar de jornais da época, mas 💻 apenas de histórias publicadas décadas mais tarde sobre o assunto, o mais famoso desses episódios pode ter ocorrido há exatos 💻 90 anos, no Natal de 1931, quando o presidente teria sido anfitrião de um evento natalino para apresentar o Vovô 💻 Índio para a criançada em um estádio do Rio.

Segundo esses relatos, a plateia não aprovou a ideia de receber presentes 💻 de um homem vestido de tanga e com cocar na cabeça — a preferência recaía sob o internacional Papai Noel.

"A 💻 fábula do Vovô Índio dizia que ele era filho de um escravo africano com uma índia. Foi criado por uma 💻 família branca e, por influência de seus irmãos, deixou de ser escravo", explica o jornalista Marcelo Duarte em seus livro 💻 O Guia dos Curiosos - Fora de Série.

"O presidente Getúlio Vargas chegou a pensar em transformá-lo em símbolo nacional."

O historiador 💻 e sociólogo Santana vê paralelos entre esse mito e a teoria racial brasileira do antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997). Afinal, assim 💻 como povo o brasileiro, o Vovô Índio também seria a mistura das "três raças tristes".

"O Vovó Índio era o velhinho 💻 sábio, filho de preta com índio, criado por uma branca. A ideia de mesclar, colocar o sincretismo cultural e étnico, 💻 as três raças tristes brasileiras: o preto porque foi escravizado, o índio porque foi explorado e invadido, o branco porque 💻 era obrigado a vir para cá", reflete o professor.

Crédito, REPRODUÇÃO

Reprodução da capa do livro de Christovam de Camargo

Se as tentativas 💻 de fazer o Vovô Índio emplacar no imaginário nacional datam dos anos 1930, não se sabe exatamente a origem do 💻 mito.

O que se sabe é quejogar buraco gratis on lineversão mais bem-acabada terminou divulgada por obra de simpatizantes do integralismo, movimento nacionalista 💻 que ficou conhecido como uma espécie de fascismo brasileiro.

"Houve um grande esforço da intelectualidade nacionalista brasileira, principalmente uma intelectualidade de 💻 direita dos anos 1930, no sentido de criar essa fábula do Vovó Índio como contraponto ao Papai Noel", diz o 💻 historiador Leandro Pereira Gonçalves, professor na Universidade Federal de Juiz de Fora e autor de, entre outros, O Fascismo em 💻 Camisas Verdes: do Integralismo ao Neointegralismo.

Ele contextualiza, contudo, que se a simbologia nacional era muito importante ao movimento integralista, ele 💻 não foi criado pelos integralistas — foi, sim, utilizado por seus militantes.

"O chamado camisa verde acabou se apropriando daquela imagem, 💻 daquela simbologia de aversão ao Papai Noel. E isso aparece em jornais e revistas integralistas do período", explica.

Pesquisador vinculado à 💻 Universidade de Estrasburgo, na França, o historiador Philippe Arthur dos Reis lembra que o personagem já aparecia anteriormente no cenário 💻 musical e artístico brasileiro.

"O JB de Carvalho, por exemplo, poeta de macumbas, já colocava em perspectiva a ideia do Vovô 💻 Índio como defensor da cultura. Ele fazia isso da perspectiva de um músico colocando em evidência a cultura negra e 💻 indígena", afirma.

"Acho que isso vai estar em diálogo com o integralismo e, então, pode ter ocorrido, sim, um processo de 💻 apropriação de ideias."

Autor do livro Fascismo à Brasileira, sobre o movimento integralista, o jornalista Pedro Doria acredita que o personagem 💻 seja resultado do caldo nacionalista que reverberava nas primeiras décadas do século 20.

Isso tem a ver com o movimento modernista, 💻 cujos expoentes começaram os anos 1920 reafirmando que não havia necessidade de querer ser europeu.

"E começa uma busca pelo que 💻 é ser brasileiro. Enquanto [os escritores] Mario [de Andrade] e Oswald [de Andrade] acabam tomando o caminho que ficaria mais 💻 famoso, há também o caminho do verde-amarelismo do Menotti [Del Picchia] e do Cassiano Ricardo, mais nacionalismo. É o caminho 💻 onde está Plínio Salgado [o fundador da Ação Integralista Brasileira, a AIB]", contextualiza Doria.

Sociologicamente, o Brasil dos anos 1930 pensava 💻 então os conceitos de brasilidade. E aí estão nomes como Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) e Gilberto Freyre (1900-1987).

"Vem a 💻 ideia de que o barato do Brasil é que somos a mistura de três raças", pontua Doria.

Na São Paulo prestes 💻 a comemorar seu quarto centenário de fundação, tomava forma o conceito do bandeirante como herói.

"Mas esse mito é do bandeirante 💻 caboclo, filho do português homem com a mulher indígena, herói que fala tupi, era pobre mas bravo e desbravava o 💻 Brasil", descreve o jornalista.

Plínio Salgado (1895-1975) ergueu as bases do integralismo misturando esse contexto a uma inspiração extremista: o fascismo 💻 italiano.

"Mas seu fascismo brasileiro é modernista, coloca o caboclo como mito fundador, como homem brasileiro ideal, o cara que se 💻 mete no mato sem medo, que é a cara do Brasil", diz Doria.

O Vovô Índio, assim, passou a ser valorizado 💻 dentro dessa narrativa.

"Para os integralistas, o Papai Noel era uma influência ianque. O Vovô Índio representava o caboclo, o cara 💻 que estava no mato como o brasileiro, essencialmente brasileiro", comenta Doria.

"É o resultado da busca que todo fascismo tem pela 💻 visão idealizada do que é o seu povo."

"Ele, assim, se consolidou na AIB e foi adotado por Getúlio [Vargas] porque 💻 fazia sentido de acordo com essa visão", acrescenta.

A fábula do Vovô Índio foi sacramentada pela lavra do jornalista Christovam de 💻 Camargo — que era amigo de Mário de Andrade e, ao que se sabe, não tinha nenhuma ligação com os 💻 integralistas. Ele publicou o conto em livro em 1932 e, depois, no jornal Correio da Manhã, no Natal de 1934.

Na 💻 história de Camargo, Vovó Índio era um senhor amigo da natureza que trajava penas coloridas e saía distribuindo presentes para 💻 os brasileiros. Expulso dejogar buraco gratis on lineterra pelo homem branco, morreu — de "puro desgosto" — e foi parar lá nas 💻 portas de São Pedro.

Não passou pelo crivo do paraíso, no entanto. Como não tinha sido batizado pela Igreja, o porteiro 💻 celestial precisou explica que ele não pode ingressar no céu.

Então apareceu Jesus tentando resolver a situação. Afirmou que em seu 💻 aniversário ele próprio tinha o hábito de ir ao Brasil levar mimos para as crianças bem-comportadas e que, se Vovô 💻 Índio se convertesse, pronto, ele bem que podia se tornar o emissário dos presentes.

E assim, pela narrativa de Camargo, Vovô 💻 Índio se tornou o "bom velhinho" brasileiro.

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Anúncio publicado no Jornal O Aço de 1936

Essa narrativa assumiu importância também pela 💻 mensagem religiosa.

Gonçalves lembra que, afinal, "o movimento integralista é cristão, tem sob lema 'Deus, Pátria e Família'".

"O debate da simbologia 💻 natalina realmente presente no integralismo brasileiro não é necessariamente o Vovó Índio, mas a valorização do nascimento de Jesus", argumenta 💻 o historiador.

Ao mesmo tempo, os integralistas sempre ironizavam a figura do Papai Noel, considerando-a incompatível com o Natal de verão 💻 brasileiro.

"Mas apesar de todas as tentativas, a imagem do Vovô Índio não deu certo, não foi enraizada. Naqueles anos 1930 💻 o Papai Noel já estava com a imagem consolidada no imaginário ocidental", acredita Gonçalves.

"O Vovó Índio ficou reservado ao aspecto 💻 de uma intelectualidade, da utopia do militante nacionalista em busca de uma alternativa ao capitalismo", comenta o historiador.

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O "Tigrinho" é um popular jogo de cartas, conhecido em jogar buraco gratis on line alguns países hispanófonos como "Tigrette" e em jogar buraco gratis on line inglês como "Tiggy". Este jogo envolve estratégia, saber e sorte. Com suas origens em jogar buraco gratis on line várias culturas, o jogo do Tigrinho ganhou popularidade em jogar buraco gratis on line todo o mundo.

Imagem de um tigre
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Regras básicas

O jogo envolve de 2 a 8 jogadores - embora seja mais divertido com mais jogadores. As cartas necessárias são quatro conjuntos completos de qualquer baralho de 52 cartas, o que significa uma contagem total de 16x52 cartas.

Na mesa é feita uma distribuição de cartas de forma aleatória (dependendo da sorte) e de forma estratégica (para maximizar a chance do jogador). Existem muitas maneiras de distribuir as cartas, variando do número de jogadores até como maximizar o potencial das suas mãos.

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