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Jogo eletrônico de futebol é um jogo eletrônico de PC, arcade, videogame, e mais recentemente smartphones, que simula uma partida 🌈 de futebol.

Jogos do tipo manager são aqueles que o player gerencia um clube, podendo ser dirigente, técnico e até jornalista.

Mais 🌈 recentemente, começaram a aparecer os primeiros Fantasy Games de futebol, como o Cartola FC.[1]

Década de 1970 e os Primeiros Jogos 🌈 [ editar | editar código-fonte ]

Aquele que é considerado o primeiro jogo de futebol da história dos videogames foi Soccer, 🌈 lançado em 1973 pela japonesa Taito.

Criado por Tomohiro Nishikado, o jogo foi lançado para fliperama, com muitas limitações.

O jogador podia 🌈 controlar apenas dois jogadores (representados por bastões verticais), que emulavam o atacante e o goleiro, tocando a bola sobre uma 🌈 superfície verde que era o mais próximo de um gramado para os gráficos da época.

Era possível variar a direção e 🌈 a velocidade dos "chutes".

Para isso, bastava tocar a "bola" em diferentes pontos do bastão que simbolizava os jogadores.

Quem marcasse nove 🌈 gols primeiro vencia.[2]

Antes de Soccer, já havia um jogo com a palavra "Soccer" em seu nome.

Crown Soccer Special, porém, era 🌈 um pinball, e não um jogo de futebol.

Depois de Soccer, somente em 1977 outro jogo do gênero viria a ser 🌈 lançado.

Futebol do Telejogo I, da Philco, com 3 jogadores, ainda era muito parecido com Soccer.

Um ano mais tarde, veio o 🌈 sucessor: Futebol do Telejogo II trazia 2 jogadores, sendo 1 goleiro, e mais parecida uma partida de futebol de totó

Em 🌈 1979, Intellivision Soccer - também chamado de NASL Soccer - foi criado pela Mattel para o console Intellivision.

Ele é considerado 🌈 o primeiro jogo eletrônico de futebol para consoles, uma vez que ele foi o primeiro a, de fato, levar para 🌈 a tela da TV algo mais parecido com o que era uma partida de futebol.

[3] O ponto de vista isométrico 🌈 e o campo com scrolling criados pelo jogo dominariam os games de futebol a partir dos anos 90.

Ainda em 1979, 🌈 o jogo "Hockey!/Soccer!", lançado pela Magnavox para o console Odyssey².

Como o nome sugere, o jogo era um combo que trazia 🌈 futebol e hóquei na mesma fita.[4]

Década de 1980 [ editar | editar código-fonte ]

A partir dos anos 80 o futebol 🌈 se tornou um tema recorrente nos jogos eletrônicos, com dezenas de títulos lançados todos os anos.

Os consoles Atari, Commodore 64 🌈 e arcade foram o grande palco onde desembarcaram os jogos durante esta década.

Porém, a maioria dos títulos ainda trazia a 🌈 visão com um scroll vertical e visão aérea.

A década começou com o lançamento de Atari Soccer, em 1980, para o 🌈 console Atari 2600.

Os gráficos eram simples, mas caprichados para a época, já sendo possível notar a movimentação de pernas dos 🌈 jogadores.

Ainda em 1980, aquele que parece ser o primeiro (e por enquanto único) videogame de totó da história.

Futebol Eletrônico, conhecido 🌈 como Electronic Table Soccer nos EUA e Electronic Table Football na Europa, chegou ao Brasil somente em 1983.

Em 1982, Football 🌈 Manager, do console ZX Spectrum Sinclair iniciou um novo gênero de jogo de computador, a simulação do gerenciamento de futebol.

Também 🌈 em 1982, Pelé's Soccer, para Atari 2600, tornou-se o primeiro jogo do gênero patrocinado por um garoto-propaganda.

Embora o game seja 🌈 colorido, os gráficos de Pelé's Soccer são bem simples e os jogadores (três de cada lado do campo) parecem pontos 🌈 com cores diferentes na tela.[4]

Pelé deu o pontapé inicial, mas não foi o único a assinar um game.

O astro inglês 🌈 Glen Hoddle ("Glen Hoodle Soccer", 1985, para Amstrad CPC) e o craque alemão Lothar Matthäus ("Lothar Matthäus - Die Interaktive 🌈 Fußballsimulation", em 1993, para Amiga e DOS, e depois "Lothar Matthäus Super Soccer", em 1995, para SNES) são dois exemplos 🌈 de destaque.

Outros nomes, como os britânicos Gary Lineker e Peter Beardsley e o espanhol Emilio Butragueño, também ganharam jogos com 🌈 seus nomes.[4]

Ainda em 1982, Soccer Raupisoft surgiu sem a visão por cima dos jogadores e oferecendo uma profundidade parecida com 🌈 os gráficos 3D.

Os jogadores possuíam detalhes maiores e eram coloridos.

Um ano mais tarde, International Soccer (que recebeu versões não-oficiais em 🌈 vários territórios, com títulos diferentes), para o Commodore 64, inovou ao trazer nove níveis de dificuldade contra o computador e 🌈 a possibilidade de dois gamers jogarem no mesmo time.

Neste game, os jogadores tinham traços mais realistas e, ainda que a 🌈 jogabilidade pareça estranha hoje em dia, era um notável avanço para a época.[3]

World Cup, para Commodore 64, lançado em 1984 🌈 foi o primeiro a fazer referência a Copa do Mundo no seu título.

Tehkan World Cup, posteriormente conhecido como "Tecmo Cup", 🌈 lançado para arcade em 1985, foi o primeiro game que conseguiu produzir algo que lembrasse vagamente um jogo de futebol.

Sua 🌈 jogabilidade vertical conseguiu tirar os primeiros gritos de gol da garganta dos gamers ao redor do mundo.

O game colocava dois 🌈 jogadores frente a frente, em um gabinete com tela horizontal.

A visão de jogo era superior e o controle dos jogadores 🌈 se dava por meio de uma trackball.[3]

Ainda em 1985, Konami's Soccer, lançado para o computador MSX, da Microsoft, foi o 🌈 primeiro jogo do gênero lançado pela Konami.

Uma curiosidade deste jogo, é que todos os jogadores tinham bigode.

1986 trouxe o primeiro 🌈 jogo oficial licenciado de Copa do Mundo.

World Cup Carnival, da britânica US Gold, para os consoles Amstrad CPC, Commodore 64 🌈 e ZX Spectrum.

Ainda em 1986, o obscuro Peter Shilton's Handball Maradona foi lançado para Amstrad CPC, Commodore 64 e ZX 🌈 Spectrum.

Ao contrário do que o título pode dar a entender, não se trata de um jogo de handball, mas sim 🌈 de um game de futebol no qual se controla um goleiro.

A missão do jogador é, claro, evitar gols e melhorar 🌈 as habilidades do personagem controlado - o próprio Peter Shilton, ex-goleiro da seleção inglesa da Copa do Mundo de 1986, 🌈 que ficou famoso ao levar um gol de mão (daí o "Handball do título) do craque argentino Diego Maradona.

O jogo 🌈 foi desenvolvido por uma produtora britânica.[5]

Em 1987, Great Soccer (conhecido por Super Futebol no Brasil), inaugurou a era 8 bits 🌈 e foi um dos jogos mais vendidos da plataforma.

Com um botão a mais do que seus antecessores, as coisas começaram 🌈 a ficar mais interessante, como o fato de botões separados para passes rasteiros e altos.

1988 trouxe ao mercado Emlyn Hughes 🌈 International Soccer, para computadores.

O jogo foi um dos mais desenvolvidos de fazer aposta online loteria época, com diferenciação de passe, drible e chute.

Ainda 🌈 era possível editar os nomes dos jogadores e uniformes das equipes.[6]

Goal! (NES, Jaleco, 1989), foi o pioneiro em alguns aspectos: 🌈 era possível regular quanto tempo duraria o jogo, faltas e impedimentos eram pela primeira vez adicionados ao jogo (e o 🌈 juiz a maioria das vezes errava nas marcações) e um dos primeiros a incluir o cara-ou-coroa inicial, com a possibilidade 🌈 de escolher bola ou campo.

Encerrando a década, World Cup Italia '90, da US Gold (conhecido no Brasil como Sega Soccer, 🌈 de 1989, lançado para Master System e Mega Drive), o primeiro a permitir a seleção de jogadores antes de entrar 🌈 em campo e a trazer o goleiro controlado pelo jogador.

Além disso, ele trouxe como inovação a mudança de câmera quando 🌈 dos chutes a gol, para que o player pudesse visualizar a bola entrando ou não na rede.

Outras coisas interessantes no 🌈 jogo foram as animações nas cobranças de bola parada ou na comemoração do gol.

Simples telas que faziam a diferença na 🌈 época.

Porém, nele ainda não havia faltas, nem impedimentos.

Porém, o melhor game de futebol da época é Kick Off, da britânica 🌈 Anco Software.

Desenvolvido por Dino Dini, um dos maiores entusiastas dos jogos de futebol, a partir de um projeto de Steve 🌈 Screech (que ficaria a cargo das sequências do jogo depois que Dini deixou a Anco, em 1992), o game, lançado 🌈 para os principais computadores domésticos do mercado europeu da época, como o Amiga e o Amstrad CPC, ganhou inúmeros prêmios 🌈 e até mesmo uma sequência (Super Kick Off, Mega Drive/Super NES/Game Boy, US Gold, 1992).

O game marcou início da individualidade 🌈 dos jogadores, com diferentes atributos, além de ter sido o primeiro a dar nome aos jogadores, mas retrocedeu no ângulo 🌈 de visão (ele adotava uma visão do topo)[3].

Porém, com uma jogabilidade ágil e um campo de maiores proporções, ele deteve 🌈 a supremacia durante alguns anos.

Década de 1990 - Primeiros Games em 3D e Início da rivalidade "Konami x EA Sports" 🌈 [ editar | editar código-fonte ]

De 1990 a 1993 - Primeiros "craques fictícios" [ editar | editar código-fonte ]

Na década 🌈 de 1990, os atletas virtuais ganharam feições idênticas às suas contrapartes reais.

Juízes e torcida foram incorporados.

A tecnologia por trás do 🌈 game (chamada de engine) incluiu dribles, chutes com efeito, carrinhos e até mesmo as comemorações após um gol.[7]

O primeiro jogo 🌈 da década, World Championship Soccer (Sega, 1990, Mega Drive), foi baseado na Copa de 1990, e inaugurou a era 16 🌈 bits, mas manteve o ângulo de visão superior ao campo.

Super Formation Soccer, da Human, de 1991, trouxe uma visão bastante 🌈 diferente de outros games de futebol – a câmera traseira afastava-se ou aproximava-se conforme o ataque chegava perto do gol, 🌈 podendo mostrar o campo inteiro a partir da linha de fundo.

Em 1992, alguns games interessantes foram lançados: Primeiro Super Sidekicks, 🌈 lançado pela SNK para o seu console, o Neo Geo, já mostra esta melhora gráfica dos anos 90 nos jogos 🌈 de futebol.

Os jogadores possuem um desenho mais detalhado e o jogo é todo animado, mais estimulante do que outros games.

É 🌈 possível fazer gols de bicicleta e de outras formas criativas, além de poder dar carrinhos, empurrões e até faltas mais 🌈 violentas graças à jogabilidade de estilo puramente arcade.

Sem licenças oficiais, o jogo foi um sucesso também nos fliperamas e, a 🌈 partir da terceira versão, já trazia alguns jogadores com nomes fictícios, mas bem parecidos com seu nome de verdade, como 🌈 Roman, que deveria ser o Romário.

Depois, Sensible Soccer, da Sensible Software, diminuiu as mecânicas principais do futebol aos seus elementos 🌈 mais puros, trazendo uma jogabilidade interessante para os aficcionados.

Foi o primeiro a desafiar a supremacia do Kick Off (apesar de 🌈 apresentar jogabilidade praticamente idêntica ao mesmo), graças ao novo conceito de ligas, com um total de 168 equipes.

Versões futuras deste 🌈 game, como "Sensible World of Soccer", de 1994, inovaram ao trazer um modo carreira e equipes dos seis continentes.

Em 2017, 🌈 "Sensible World of Soccer" foi eleito o melhor jogo eletrônico de futebol de todos os tempos pela revista inglesa Four-Four-Two, 🌈 que fez o seguinte comentário: "A escolha de Sensible World of Soccer em primeiro no lugar de PES e FIFA 🌈 Soccer é que, ao contrário dos outros, que precisaram de anos de evolução, o Sensible trouxe uma evolução incrível.

Mais de 🌈 24 mil jogadores e 1,5 mil times estavam na base de dados desse jogo de Mega Drive".[6]

Ainda em 1992, Championship 🌈 Manager, criada por Paul e Oliver Collyer da Sports Interactive, iniciou uma série de jogos de simulação do gerenciamento de 🌈 futebol que vive até os dias atuais, embora sob o novo nome de Football Manager depois que a Eidos Interactive 🌈 (atual Square Enix Europe) desfez a parceria com a SI e ficou com os direitos da série (a SI manteve 🌈 o código-fonte e encontrou uma nova distribuidora, a Sega, para dar continuidade à série sob o novo nome; a Eidos 🌈 continuou a fazer jogos com o título Championship Manager, porém sem o mesmo sucesso de público ou crítica).

Também em 1992 🌈 tem-se o lançamento do segundo jogo eletrônico de futebol lançado pela Konami, trazendo ainda mais expertise para empresa em jogos 🌈 deste gênero (o que faria diferença 10 anos depois).

Konami Hyper Soccer foi lançado para o Nintendinho.

Ele trazia um visual bastante 🌈 detalhado, considerando as capacidades do console 8-bits.

Havia ainda requintes como a bola aumentar de tamanho conforme era chutada para o 🌈 alto.[3]

No mesmo ano tem ainda Tecmo World Cup 92, aparentemente o primeiro a conter cartões amarelos e vermelhos.

Continuando no ano 🌈 de 1992, "Striker" foi lançado para os principais sistemas da época.

Ele era um game de futebol com scroll horizontal.

Ao contrário 🌈 de jogos como "Sensible Soccer", a câmera era posicionada como se estiver sobre um dos gols, dando uma falsa sensação 🌈 de 3D.

O visual do jogo era detalhado e ele também contava com outras modalidades do esporte, como futebol de salão.[3]

Por 🌈 fim, 1992 marca ainda o lançamento de World Trophy Soccer (Virgin Interactive/Krisalis Software, para Mega Drive; conhecido como European Club 🌈 Soccer na Europa e contendo apenas os principais clubes desse continente), o primeiro a conter um craque fictício de renome: 🌈 Jose Argot.

Ele também foi um dos primeiros a permitir a possibilidade de editar os uniformes das equipes.

Tanto camisa, quanto meiões 🌈 e calções.

O jogo trocava quando uma (ou mais) dessas partes era repetida entre os times em campo.

Ou seja, dois times 🌈 de meião da mesma cor, nem pensar! Além disso, ele foi o primeiro com a opção de substituição de jogadores 🌈 e o primeiro no qual foram colocados números às costas das camisas dos jogadores.

Tony Meola's Sidekick Soccer (ElectroBrain, SNES, 1993) 🌈 tinha placas a beira do campo com patrocínios reais.

Além disso, ele foi o primeiro a usar uma câmera traseira, dentro 🌈 do campo, que girava constantemente para que o time que estava atacando ficasse sempre de frente para a meta.

Ele foi 🌈 produzido utilizando os efeitos gráficos provenientes do Mode 7 do console da Nintendo - que simulava uma sensação de movimentos 🌈 em 3D.

Foi trazido para o mercado latino-americano com o nome de Super Copa.

Já no Japão, o título foi batizado de 🌈 "Ramos Rui no World Wide Soccer", em homenagem ao brasileiro naturalizado japonês, Ruy Ramos.[5]

1993-1994: Início da rivalidade "Konami x EA 🌈 Sports" [ editar | editar código-fonte ]

O ano de 1993 é marcado pelo início da série FIFA International Soccer - 🌈 franquia de sucesso produzida pela Eletronic Arts que se mantém como referência em games de futebol até hoje.

Fifa 94, baseado 🌈 nas Eliminatórias da Copa de 1994, foi lançado para Mega Drive e SNES.

Ele rompeu a era de jogos de 16 🌈 bits, resgatando a câmera isométrica do Intellivision Soccer, e sendo o primeiro a ter uma licença oficial da entidade mundial 🌈 do futebol.

1994 foi um ano que trouxe bons lançamentos.

Um deles é Pelé II: World Tournament Soccer, para Mega Drive.

Esse não 🌈 foi o primeiro game a levar o nome de Pelé: a primazia coube a "Pelé's Soccer", lançado para Atari.

E, mesmo 🌈 no Mega Drive, houve outro jogo que usou o nome do Rei do Futebol, "Pelé!", de 1993.

Ainda assim, "Pelé II: 🌈 World Tournament Soccer" foi o mais conhecido deles.

O jogo tinha uma estranha característica de que a arbitragem possuía uma interpretação 🌈 "própria" da regra do jogo e a jogabilidade bastante travada.

Não obteve muito sucesso.[5]

Outro bom jogo de 1994 é World Championship 🌈 Soccer 2, jogo de Mega Drive que foi pouco vendido na época de seu lançamento.

Na década de 2010, porém, este 🌈 jogo acabou virando uma febre entre os "adoradores de antiguidade" depois que foi divulgado que Jon Hare (um dos mais 🌈 famosos desenvolvedores de jogos de futebol) participou da criação do jogo.[6]

Virtua Striker, também de 1994, para arcades, foi um dos 🌈 inovou com os seus Passes longos, passes curtos, chutes diferenciados, e desarmes.

Jogado na horizontal (um dos primeiros a fazer isso), 🌈 o jogo dava essas opções e ainda contava com 18 seleções mundiais jogáveis.[6]

Ainda em 1994, a produtora japonesa Jaleco lança 🌈 World PK Soccer, que vem em uma máquina de fliperama no mínimo inusitada, que simula uma cobrança de pênaltis, no 🌈 qual o jogador deve chutar um objeto em formato de bola.[8]

Também em 1994, a Konami lançou aquele que é considerado 🌈 o melhor jogo de futebol 2D de todos os tempos.

International Superstar Soccer trouxe várias inovações para a época:

Fisionomia dos jogadores: 🌈 Primeiro jogo em que se foi possível reconhecer os jogadores pela fisionomia.

Atributos como estilo de cabelo e cor da pele 🌈 só passariam ser diferenciados em outras franquias a partir da geração 32 bits.

Narração: primeiro videogame de futebol a incluir comentários 🌈 em áudio que fossem além do grito do gol.

Scenario Mode: A partida começa com o jogo já em andamento.

Assim, são 🌈 apresentadas várias situações adversas em que o jogador deve conseguir a vitória para completar.

Este jogo definiu a jogabilidade dos games 🌈 seguintes, além do campo de visão lateral.

Nesta época, porém, os games ainda não tinham a licença da FIFPro (entidade que 🌈 representa os jogadores profissionais.

), e por isso os nomes dos jogadores eram fictícios.

Até hoje, nomes como Janco Tianno, Rico Salazar, 🌈 Tito Mancuso, Roberto Favaro, H.

van Smeiter e Jose Pasualdo (todos do FIFA 94) e Allejo, Gomes, Beranco, Carboni, Galfano, Murillo 🌈 (International Superstar Soccer) são inesquecíveis aos gamers dessa época.

Com o sucesso de Fifa 94, a EA Sports não demorou para 🌈 lançar Fifa 95, o primeiro da série a contar com clubes, inclusive as novatas equipes brasileiras nos gramados virtuais.

O sucesso 🌈 de International Superstar Soccer fez com que surgissem até versões crackeadas, como Campeonato Brasileiro 95, só com equipes brasileiras.

Por isso, 🌈 pode-se dizer que ele se tornou o primeiro game de futebol a ter versões hackeadas realmente bem sucedidas.

Em 1996, a 🌈 Konami lança o sucessor de International Superstar Soccer.

International Superstar Soccer Deluxe fez tanto sucesso quanto seu antecessor.

Em 1997, a EA 🌈 lançou FIFA 98, que foi o primeiro jogo do gênero com uma trilha-sonora.

Depois dele, este item se tornou peça importante 🌈 dos jogos.

Desde então, a EA tem uma divisão própria em Los Angeles, chamada EA Trax, responsável apenas por selecionar as 🌈 canções que vão embalar o jogador durante as partidas.

O ano de 1998 marca o lançamento de International Superstar Soccer 64, 🌈 da Konami, com jogadores em 3D, e World Cup 98, o primeiro jogo da EA dedicado às Copas do Mundo.

Ele 🌈 iniciou uma tendência caça-níqueis da EA Sports: A cada ano de Copa ou de Eurocopa, os gamers são agraciados com 🌈 novos jogos exclusivos para estes torneios.

Outros títulos além de "FIFA x International Superstar Soccer" [ editar | editar código-fonte ]

As 🌈 franquias FIFA International Soccer e International Superstar Soccer fizeram com que, desde então, até os dias atuais, Konami e EA 🌈 Sports passassem a dominar o mercado de jogos de futebol.

Por isso, títulos interessantes, seja no aspecto técnico, seja no aspecto 🌈 de diversão, passaram quase que despercebidos nesta década[4].

Entre os títulos de destaque, estão:

Década de 2000 - Febre "Winning Eleven" e 🌈 os primeiros "Simuladores de Futebol" [ editar | editar código-fonte ]

A Década de 2000 se inicia com o surgimento do 🌈 PlayStation.

O console da Sony tornou-se o mais vendido da história e não houve jogo de futebol mais popular para ele 🌈 que o Winning Eleven, franquia da Konami que se tornaria antecessora do PES.[7]

O primeiro Pro Evolution Soccer (conhecido como Winning 🌈 Eleven 5 nos mercados japonês e norte-americano), trazia modelos em 3D dos jogadores e uma jogabilidade até então nunca vista, 🌈 bastante fluida e fácil de se adaptar.

Winning Eleven 5 foi um marco, e iniciou a chamada "febre Winning Eleven", que 🌈 se alastraria durante toda uma década.

De 2000 a 2010, a Konami dominou o mercado.

O problema era que a EA Sports 🌈 apostava somente em gráficos realistas, mas perdia muito em jogabilidade.

A Konami, por fazer aposta online loteria vez, sufocava fazer aposta online loteria rival com gráficos cada 🌈 vez melhores e uma jogabilidade muito boa.

Não a toa, Pro Evolution Soccer 6, de 2006, foi eleito, em 2017, pela 🌈 revista inglesa FourFourTwo, como o segundo melhor jogo eletrônico de futebol de todos os tempos, atrás apenas de Sensible World 🌈 of Soccer.

A revista fez o seguinte comentário a respeito do jogo: "Melhor jogo da série PES, o jogo para PS2 🌈 revolucionou os games de futebol.

Além de passe e chute precisos, o jogo trouxe melhor movimentação dos jogadores sem a bola, 🌈 estilos de corrida únicos para cada jogador, formas diferentes de cobranças de falta".[6]

Foi por volta de 2005 que a EA 🌈 decidiu levar a série FIFA para o lado da simulação, que traz uma experiência mais fiel à realidade, ou seja, 🌈 com dificuldades e peculiaridades que podem ser vistas em reais partidas de futebol.

Assim, a EA conseguiu alcançar a liderança deste 🌈 mercado a partir de FIFA 10, estabelecendo um novo nicho nos games de futebol.

A Konami abriu espaço para a concorrente 🌈 com a falta de inovação.[12]

Apenas no Brasil o PES foi o game de futebol mais vendido neste período.

Segundo Edivaldo Junior, 🌈 presidente da Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual (CBFDV), as versões piratas do PES (entre as quais os populares 🌈 "Bomba Patch") possuíam competições como o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América, escalações sempre em dia com as 🌈 transações reais e narradores brasileiros, como Galvão Bueno, o que ajudou a Konami.

Para ele, "se hoje o Brasil é o 🌈 mercado que mais vende cópias de PES no mundo, a Konami tem de agradecer à pirataria."[7]

Voltando alguns anos, em 2000, 🌈 Mia Hamm Soccer 64, da SouthPeak Interactive, para Nintendo 64, torna-se o primeiro jogo só com jogadoras de futebol feminino.

[13] 🌈 Entretanto, o jogo foi convertido diretamente de um título de futebol masculino, Michael Owen's World League Soccer 2000, lançado somente 🌈 na Europa.

Voltando ao ano de 2003, Pro Beach Soccer, desenvolvido pela "PAM Development", inovou ao ser o primeiro game de 🌈 futebol de areia.

Novamente em 2005, a EA Sports lança a série Fifa Street.

Com um enfoque mais voltado para os dribles 🌈 (e não para uma partida de futebol em si), o game chamou logo a atenção pela fazer aposta online loteria abordagem mais descontraída 🌈 do esporte.

O jogo colocava várias seleções famosas para disputarem partidas 4×4 em campos de rua.

Neste jogo, não era só gol 🌈 que valia ponto: o "drible humilhante" também dava pontuação ao jogador.

Este enfoque de variação da linha dos jogos eletrônicos de 🌈 futebol, buscando novos nichos, seria o ponto que marcaria a década seguinte.

Por fim, 2005 marca ainda o lançamento de Football 🌈 Manager, que levou o 3D aos games de gerenciamento de equipes, que até então possuíam visual simplório.

Mais uma vez, esta 🌈 polarização "Konami x EA Sports" deixou no anonimato alguns games inovadores, como Football Kingdom (Namco - 2004), que trouxe um 🌈 sistema de passes mais completo do que tudo já visto até então, com opções de passar a bola pelo chão, 🌈 por cima, com curva ou à frente do recebedor do passe, num lançamento, e inovador também nas animações e na 🌈 física da bola; Sensible World of Soccer 02/03 (Sensible Software - 2002), que deu sequência a renomada franquia Sensible Soccer, 🌈 de 1992]], com um visual renovado, e interessante para a época; e Red Card Soccer (Midway/Point of View - 2002) 🌈 e seu futebol "mais pegado".

Em 2012, Este jogo foi eleito um dos 15 jogos esportivos mais violentos de todos os 🌈 tempos.[14]

A década de 2010 é marcada pela presença - e busca - de alguns novos nichos no mercado.

É nesta década 🌈 que começam a aparecer os primeiros Fantasy Games de futebol, como o Cartola FC.

[1] Além disso, é aqui também que 🌈 aparecem os primeiros indie games para celulares e smartphones[15].

Dentre os quais, pode-se citar:

Score! World Goals - Seu objetivo é o 🌈 de reproduzir jogadas reais de goos de jogos clássicos.

Para isso, antes de cada desafio, o usuário verá um mapa com 🌈 a visão aérea do campo de jogo mostrando o trajeto da bola naquela jogada.

Head Soccer - é um jogo de 🌈 futebol bem diferente.

São apenas dois jogadores, que jogam um contra o outro.

Só existem dois movimentos: ir para a direita, ir 🌈 para a esquerda, pular e chutar.

Run Ronaldo Run - você controla o Ronaldo fenômeno em fazer aposta online loteria forma mais redonda possível.

Nele 🌈 você tem que desviar de obstáculos e chutar a bola antes que o argentino Crespo chute.

Em 2012, a EA lança 🌈 FIFA 13, o primeiro game de futebol compatível com Kinect, PlayStation Move e Wii U GamePad.

Com o Kinect, por exemplo, 🌈 é possível substituir jogadores em campo ou mudar táticas e formações do time apenas com a voz, sem parar a 🌈 partida em nenhum momento.

[16] Já com o PS Move, é possível direcionar os passes e chutes, além de organizar movimentos 🌈 de outros jogadores que não estão com a bola.

[17] Por fim, com o Wii U GamePad, os players podem ver 🌈 a ação da perspetiva de quem está em campo, fazer pontaria com exatidão nos remates à baliza, levar companheiros de 🌈 equipa que estejam próximos de si a marcar ou retirar a posse da bola a adversários e muito mais.[18]

Em 2013, 🌈 Futsal Manager torna-se o primeiro manager de futsal.[19]

Em 2014, a EA Sports criou o FIFA World, que é uma competição 🌈 dos jogos da franquia FIFA no universo dos e-sports.[20]

Em 2014, a Konami inovou, e seu PES 2014 foi o primeiro 🌈 jogo dos consoles domésticos a conter a variante do Futsal.[21]

Em 2015, a Konami mais uma vez largou na frente.

PES 2015 🌈 tonou-se o primeiro jogo eletrônico de futebol do serviço de streaming da Samsung chamado GameFly.[22]

Também em 2015, FIFA 16 torna-se 🌈 o primeiro a conter equipes masculinas e femininas.

[13] O futebol feminino é mais cadenciado e menos explosivo que o masculino, 🌈 e essas características estão preservadas dentro do game, já que trata-se de um game que tem como características ser um 🌈 Simulador.[23]

Em 2017, com o FIFA 18, foi-se usado pela primeira vez, em jogos eletrônicos de futebol, uma personagem feminina controlável 🌈 em um modo História.[24]

Fora do oligopólio mantido pela EA e Konami, uma novidade de destaque foi Rocket League (2015), título 🌈 inovador lançado em várias plataformas no qual as partidas são disputadas por carros.

Tal proposta não é exatamente uma novidade no 🌈 mundo dos jogos: Street Racer (1994), da Ubisoft, e Excitebike 64 (1999), da Nintendo/Left Field, já traziam modos de futebol 🌈 motorizado; Rocket League, no entanto, foi o primeiro a ter esse modo de jogo como foco principal.

Lista com os Melhores 🌈 de Todos os Tempos [ editar | editar código-fonte ]

Em fevereiro de 2017, a revista inglesa Four-Four-Two elegeu os 23 🌈 melhores Jogos eletrônico de futebol.

A lista, que conta como jogos de todas as épocas e todos os estilos, está abaixo[6]:

Lista 🌈 de Jogos Oficiais da Copa do Mundo [ editar | editar código-fonte ]

O primeiro título licenciado pela Fifa foi World 🌈 Cup Carnival, lançado para a Copa de 1986, no México.[25]

Desde 1997, a EA Sports detém os direitos de explorar a 🌈 marca "Copa do Mundo FIFA" em jogos eletrônicos.[26]

Os primeiros jogos apresentavam apenas sons da estática quando havia um gol.

Mais tarde 🌈 vieram os gritos das torcidas, o contato da bola com o pé do jogador (inicialmente "estático", ganhando depois contornos reais 🌈 de um toque) e o apito do juiz.

Este quadro começou a mudar a partir da década de 1990.

Atualmente, esse processo 🌈 evoluiu de tal forma que já há até um texto específico lido pelo narrador virtual, exaltando alguma das qualidades dos 🌈 jogadores.[27]

Em Super Soccer (SNES, 1992) já era possível ouvir o grito da torcida, o grito de gol, o apito do 🌈 arbitro e uma musica de fundo para animar mais os jogadores.

2 anos mais tarde, International Superstar Soccer inovou ao trazer 🌈 mais falas do narrador.

Já era possível percebe-lo dizer "Yes!" "Gooool", "Kick off", "yellow card", "fault".

Em International Superstar Soccer Deluxe o 🌈 progresso em relação à narração já é visível.

Nesta época, foram inseridos algumas falas na narração: "Long Ball" na hora de 🌈 um passe logo, "Long shot!" pro arremate propriamente dito e algumas outras falas no andamento do jogo.

Mesmo as entradas mais 🌈 violentas ganharam uma pergunta indignada do narrador: "No fault?"[27].

Super Sidekicks 3 - The Next Glory (Arcade - 1995) foi o 🌈 primeiro a usar um narrador famoso do Brasil.

O escolhido foi Luís Alfredo, na época narrador do SBT

Campeonato Brasileiro 96, uma 🌈 versão hackeada de International Superstar Soccer Deluxe trouxe uma narração em portunhol, com frases como "Grande jugada!", "Chutou, que lindo!"[27]

Em 🌈 Winning Eleven 3, de 1998, já havia um narrador oficial.

Coube a John Kabira esta tarefa.

Porém, até aqui, os jogos de 🌈 futebol que continham narrações, se baseavam apenas em poucas falas, como nos nomes dos jogadores, no grito de gol e 🌈 em alguns lances com pequenas falas como: fault, yellow card, off side, red card, free kick, corner kick.

Coube a FIFA 🌈 99, inserir um leque bem considerável de falas nas suas narrações deixando o jogo com uma característica mais envolvente com 🌈 narrações mais fluidas e que na época muitos fãs ficavam mais empolgados e passavam a sentir-se como se realmente estivesse 🌈 no jogo.

A narração ficou a cargo do inglês John Motson, e os comentários com Andy Gray.[27]

Um ano depois veio a 🌈 primeira narração oficial em português, com o FIFA 2000.

As vozes ficaram por conta de Milton Leite (narração) e Orlando Viggiani 🌈 (comentários).

Já a trilha sonora começou com FIFA 98.

Depois dele, este item se tornou peça importante dos jogos.

Lista de Narrações e 🌈 Comentários Oficiais em Português [ editar | editar código-fonte ]

Jogos de Futebol com Garoto Propaganda [ editar | editar código-fonte 🌈 ]

Jogos de Futebol com Nomes de Clubes [ editar | editar código-fonte ]

Jogos de Futebol Alternativos [ editar | editar 🌈 código-fonte ]

Serão aqui elencados os jogos de futebol em que os jogadores são personagens de filmes, animes e desenhos de 🌈 sucesso.

Ou seja, esses jogos buscam o público infantil.

Nesses casos a jogabilidade é estilo arcade e os personagens possuem vários super 🌈 poderes.

Em 1990, ProSoccer 2190 (produtora: Vulture), do console Amiga, é um jogo de futebol futurístico passado 200 anos no futuro.

Dois 🌈 anos depois, a SNK lançou Soccer Brawl, com um apelo parecido.

Trata-se de um jogo de futebol futurístico, onde o campo 🌈 é fechado, os jogadores são ciborgues e não há faltas.

É quase uma pelada aonde vale tudo.

O primeiro jogo de futebol 🌈 para consoles domésticos com este "apreço" foi Battle Soccer: Field no Hasha (SNES, 1992).

Nele, era possível jogar com Ultraman, Kamen 🌈 Rider, Gundam e Godzilla.

Em 1993 veio Kunio Kun no Nekketsu Soccer League protagonizado pelos personagens brigões da série "River City 🌈 Ransom".

Este jogo é bem parecido com Nintendo World Cup, de 1990.

Depois veio Tiny Toon Adventure: ACME All Stars, lançado pela 🌈 Konami para Mega Drive e SNES, em 1994.

Também em 1994, a Capcom lançou Mega Man Soccer.

Ainda em 1994, Wild Cup 🌈 Soccer, cujo objetivo é marcar mais gols ou matar mais jogadores do time adversário.

Para encerrar o ano de 1994, Dolucky's 🌈 A-League Soccer traz como jogadores gatinhos e bichinhos fofinhos em campo.

Em 1996, a Mizuki lança o vídeo interativo para o 🌈 Sega Saturn "Isto é Zico: Zico no Kangaeru Soccer".

Em 2002, a Sega lança Sega Soccer Slam, com os seus personagens.

Em 🌈 2006, veio Super Mario Strikers, lançado pela Next Level Games para Nintendo Game Cube.

Um ano mais tarde veio seu sucessor.

Mario 🌈 Strikers Charged foi desenvolvido para Nintendo Wii.

Em 2008, Inazuma Eleven, do Nintendo DS, foi desenvolvido pela produtora Level-5

Por fim, pode-se 🌈 citar:

Jogos de Outros Gêneros Cujo Tema é o Futebol [ editar | editar código-fonte ]

Os jogos da franquia Captain Tsubasa 🌈 (o primeiro foi lançado em 1990, para NES) são jogos de futebol com elementos de RPG.

Ou seja, além de jogar 🌈 uma partida de futebol, você também faz as vezes de técnico, onde se diz aos jogadores o que devem fazer 🌈 – chutar, passar, dar carrinho, etc.

X the Ball (Arcade, 1992) - Com uma ficha, o jogador pode fazer 5 palpites 🌈 para adivinhar onde que está a bola, por análise detalhada da visão dos jogadores.

Jogo de futebol ao melhor estilo Carmen 🌈 San Diego.

Soccer Kid (SNES, 1993) - É um jogo de plataforma cujo objetivo é guiar um garotinho através de vários 🌈 níveis a procura dos 5 pedaços da taça da Copa do Mundo que foi roubada.

A bola é usada como arma 🌈 para eliminar os inimigos.

O garoto faz embaixadinhas, dá bicicletas e cabeceia a bola entre outras jogadas típicas do futebol.

Marko's Magic 🌈 Football - Versão para Mega Drive de Soccer Kid.

Neste jogo seu objetivo é derrotar o Coronel Brown e suas criaturas 🌈 do esgoto com a ajuda de fazer aposta online loteria bola de futebol mágica.

Go! Go! Beckham! Adventure on Soccer Island (GBA, 2002) - 🌈 Jogo ao melhor estilo plataforma.

O personagem principal é o ex-jogador David Beckham, que usa seus superpoderes com a bola para 🌈 derrotar os adversarios.

Jogos de Pinball com a Temática Futebol [ editar | editar código-fonte ]A.

G Soccer-Ball (1991) - Alvin G.

World 🌈 Challenge Soccer (1994) - Gottlieb

World Cup Soccer (1994) - Midway

Flipper Football (1996) - CapcomReferências


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Os promotores da Flórida sabiam que o falecido milionário e financista Jeffrey Epstein agrediu sexualmente adolescentes dois anos antes de 💲 fecharem um acordo judicial, há muito criticado como leniente demais para ser preso uma década atrás.

A investigação do grande júri 💲 de 2006 foi a primeira das muitas investigações da polícia nas últimas duas décadas sobre o estupro e tráfico sexual 💲 dos adolescentes por Epstein –e como seus laços com os ricos parecem ter permitido que ele evitasse prisão ou uma 💲 sentença séria durante mais.

As investigações descobriram os laços estreitos de Epstein com Bill Clinton e o príncipe britânico Andrew, bem 💲 como seu relacionamento amigável uma vez que ele foi um dos mais numerosos da riqueza do mundo.

O lançamento do juiz 💲 de circuito Luis Delgado, com aproximadamente 150 páginas na segunda-feira veio como surpresa. Houve uma audiência agendada para a semana 💲 que vem sobre o desenrolar dos depoimentos gráficos A lei foi assinada pelo governador Ron DeSantis fazer aposta online loteria fevereiro permitindo 💲 liberação nesta ou qualquer outra hora posterior à ordem por ele dada pela decisão da Suprema Corte - As transcrições 💲 são geralmente mantidas secretas sempre; mas essa legislação criou isenção nos casos relacionados ao Epstein'’

As transcrições mostram que o grande 💲 júri ouviu testemunho de Epstein, então com 40 anos e estuprou adolescentes quando tinha 14 na mansão fazer aposta online loteria Palm Beach. 💲 Muitas vezes pagava para cometer violação ou agressão legal; os jovens testemunhavam aos detetives dizendo-lhes também terem pago dinheiro a 💲 eles se encontrassem mais meninas no local do crime:

"Os detalhes no registro serão ultrajantes para pessoas decentes", escreveu Delgado fazer aposta online loteria 💲 fazer aposta online loteriaordem. “O testemunho tomado pelo Grande Júri diz respeito a atividades que vão desde grosseiramente inaceitáveis até estupro - 💲 toda conduta é sexualmente desviante, repugnante e criminosa”.

Em 2008, Epstein fez um acordo com promotores federais do sul da Flórida 💲 que lhe permitiu escapar de acusações mais severas e se declarou culpado das queixas estaduais por ter procurado uma pessoa 💲 menor, 18 anos para prostituição. Ele foi condenado a 1 ano ou meio no sistema prisional Palm Beach County ; 💲 durante o qual ele era autorizado ir ao seu escritório quase diariamente como parte dum programa fazer aposta online loteria liberdade profissional seguido 💲 pelo registro na prisão domiciliar após 3 meses (um)).

O promotor-chefe do caso Epstein, o ex advogado estadual Barry Krischer não 💲 respondeu imediatamente na segunda a um emails ou mensagens de voz pedindo comentários sobre as transcrições.

O atual advogado estadual Dave 💲 Aronberg, que não estava envolvido na investigação do condado de Palm Beach e disse fazer aposta online loteria comunicado estar feliz com a 💲 divulgação dos registros. Ele afirmou ainda ter lido as transcrições; portanto ele nem poderia comentar se Krischer deveria perseguir uma 💲 acusação mais dura contra Epstein

Brad Edwards, um advogado de muitas das vítimas não respondeu imediatamente a uma mensagem telefônica pedindo 💲 comentários.

De acordo com as transcrições, o detetive de polícia Joe Recarey testemunhou fazer aposta online loteria julho 2006 que a investigação inicial começou 💲 quando uma mulher relatou no mês passadofazer aposta online loteriaenteada na escola disse ter recebido USR$ 300 (R R$ 390) por 💲 "atividade sexual" para um homem.

Outra adolescente, cujo nome foi redigido na transcrição da história do filme de terror e morte 💲 dos dois filhos fazer aposta online loteria um episódio recente disse aos detetives que tinha 17 anos quando ela recebeu uma visita 💲 por meio duma amiga dizendo poder ganhar 200 dólares ao fazer massagem no lar.

Na casa, a adolescente foi levada para 💲 um quarto por uma assistente de Epstein e pouco tempo depois entrou fazer aposta online loteriafazer aposta online loteriasala exigindo que ela tirasse as 💲 roupas. Ela cumpriu o pedido da massagem quando começou com ele: “Quando tentou tocá-la”, disse à mulher se sentia desconfortável; 💲 então lhe contou ao repórter dizendo "que pagaria" caso levassem outras garotas até seu lar – concordando fazêlo segundo entrevista 💲 concedida pela Recarey aos detetives feita no mês passado (o).

"E ele disse a ela: 'Quanto mais jovem, melhor'", Recarey contou.

Quando 💲 ela trouxe mais de uma amiga, Epstein disse afazer aposta online loterianamorada que era muito velha. Com o tempo A 💲 adolescente levou seis amigas do ensino médio para casa dela - incluindo um garoto com 14 anos", contou à AFP

A 💲 adolescente, que se comparou a Hollywood Madame Heidi Fleis de detetive e explicou aos policiais o quanto as meninas entendiam 💲 no qual estavam entrando. Ela recebia USR$ 200 toda vez fazer aposta online loteria quem trazia uma amiga para casa

Epstein fazer aposta online loteria 2024 foi 💲 acusado de crimes federais contra o tráfico sexual, onde também tinha uma mansão que era um cenário abusivo – depois 💲 do Miami Herald publicar vários artigos sobre a situação e renovar as informações públicas. Entre eles estão entrevistas com algumas 💲 vítimas da ação civil movidas por ele; Effinstein estava 66 anos quando se matou numa cela na cidade norte-americana no 💲 mês passado (em agosto).


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